A semana será de muito trabalho e aprendizado para as cerca de 200 pessoas, entre coordenadores e agentes sociais, que atuam no Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc – Bahia), nos polos de Serrinha, Eunápolis e Vitória da Conquista. Até sábado (12), os agentes estarão reunidos, para a segunda formação do Pelc, que acontece no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas.

Durante os dias de atividades, coordenadas por três professoras da Universidade Federal de Minas Gerais, os participantes irão concluir a "Formação II Módulo Introdutório". Até junho, outros cinco polos serão capacitados, totalizando os 100 núcleos, instalados em 78 municípios baianos. Na última semana, coordenadores, agentes sociais e lideranças comunitárias que atuam em 24 núcleos esportivos presentes em Salvador e Região Metropolitana, também foram capacitados.

Para Ananaíra Rios, coordenadora do núcleo no município de Pé de Serra, no polo de Serrinha, o curso de formação está sendo válido para que eles possam inovar e levar mais conhecimento para a comunidade. “A ideia é absorver todas as informações e colocar em prática, para melhorar aquilo que já está sendo trabalhado”, avalia Rios. Neste núcleo, são oferecidas aulas gratuitas de ginástica, dança de salão, futebol. Caminhada, vôlei, futsal e recreação.

Dentre os temas abordados, são discutidos a metodologia do Pelc/Bahia, onde se busca estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomentando a pesquisa e a socialização do conhecimento.

A agente social, Ana Carolina, do núcleo de Santa Cruz Cabrália, ficou ainda mais motivada após as primeiras aulas do curso de formação. Com aulas de futsal, vôlei, dança de salão, taekwondo e ginástica, com o público indígena, ela acredita que o conhecimento adquirido na formação, ela vai conseguir se aproximar mais com a comunidade.

“Estou muito feliz de trabalhar no Pelc. Mesmo não sendo indígena, me sinto parte desta comunidade a quem tenho muito respeito e admiração. O Pelc tem transformado minha vida e, graças a isso, eu estou conseguindo me aproximar e passar um pouco deste conhecimento para crianças, jovens e mães”, disse.

DATAS DAS PRÓXIMAS FORMAÇÕES:

• Polo Caetité – 14, 15 e16 de maio de 2018 – 12 Núcleos Participando
• Polo Santo Antônio de Jesus – 21, 22 e 23 de maio de 2018 – 10 Núcleos Participando
• Polo Senhor do Bonfim – 24, 25 e 26 de maio de 2018 – 13 Núcleos Participando
• Polo Itabuna – 28, 29 e 30 de maio de 2018 – 10 Núcleos Participando
• Polo Irecê – Dias 04,05,06 de junho de 2018 – 08 Núcleos Participando


Fonte: Ascom/ Sudesb