A Secretaria da Educação do Estado premiará professores orientadores de projetos de iniciação científica que serão apresentados durante a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). A feira integrará a programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que acontece de 4 a 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo Iceia), em Salvador.
“Lançamos esta premiação com o intuito de reconhecer as práticas pedagógicas dos educadores, no âmbito do Programa Ciência na Escola, pois sabemos da dedicação dos nossos professores na orientação e acompanhamento dos estudantes nos projetos de iniciação científica. A Feciba é um espaço que dá visibilidade a este fazer ciência em sala de aula, onde os estudantes e professores estudam, pesquisam e até encontram soluções para problemáticas dos Territórios de Identidade onde eles vivem”, afirma o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. 
Concorrem ao Prêmio Professor Destaque dez relatos de experiências pedagógicas exitosas, escolhidos por um júri especializados entre os 240 trabalhos que foram selecionados para a Feciba 2018. Os docentes apresentarão oralmente os projetos de práticas inovadoras, dos quais foram orientadores, no primeiro dia da Feciba. 
Segundo a coordenadora do projeto Ciência na Escola, Shirley Costa, o professor premiado – que será votado pelos presentes durante a explanação dos trabalhos – ganhará uma formação em uma instituição de renome do país para qualificar a prática pedagógica. "Esta premiação também serve para motivar professores e estudantes, na trilha do conhecimento científico e para nos inspiramos nos inúmeros projetos de pesquisas submetidos à Feciba”, ressalta a gestora.  Os professores finalistas deve observar as próximas etapas da premiação, conforme orientações disponíveis no Portal da Educação.
Selecionados para o Prêmio Professor Destaque Ciência na Escola:
Adaltro José Araujo Silva, de Valente (NTE 4)
Carla Vanesca Rabelo Ollandezos, de Lauro de Freitas  (NTE 26)
Gilsiane Brito Leão de Oliveira, de Itaberaba (NTE 14)
Jeane Matos Araújo Lima, de Conceição do Coité (NTE 4)
Joyce Silva Oliveira, de Tanque Novo (NTE 13)
Maria Aparecida Conceição Nunes, de Sobradinho (NTE 10)
Matheus Oliveira Póvoas, de Almadina (NTE 5)
Nubia Nadja Batista Da Silva, de Serrinha (NTE 4)
Thaís Andrade Silva Leto, de Poções (NTE 20)
Thereza Angélica Silva Santos de Matos, de Itabuna (NTE 5)
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado