A comunidade escolar do Colégio Estadual David Mendes Pereira, localizado no bairro Pau da Lima, em Salvador, reuniu especialistas e educadores, na noite desta segunda-feira (14), para um debate sobre a reforma do Ensino Médio. A atividade aconteceu no auditório da unidade escolar e teve como objetivo dialogar sobre novas arquiteturas curriculares do Ensino Médio no contexto da Lei nº 13.415/2017 e as proposições relativas ao currículo escolar, a partir da reforma, de modo que a Educação esteja contextualizada com a realidade dos estudantes.

“O debate foi muito bom para entender a reforma do Ensino Médio e as suas implicações para as escolas da rede pública, inclusive, para o David Mendes, porque queremos uma escola mais atrativa para a comunidade, mais próxima do aluno e não que o afaste da sala de aula. Os dados apresentados pelos especialistas foram bem importantes e as ideias trazidas pela Secretaria da Educação do Estado visam fomentar o processo de ensino e aprendizagem”, comentou o estudante e presidente do Grêmio do David Mendes, Ruan Carlos, 22, do 3º ano do Ensino Médio.

A vice-diretora da unidade, Fábia Melo, falou sobre a importância do debate e da participação dos estudantes no fortalecimento da política educacional do novo currículo. “Um debate como esse é importante, pois torna os estudantes cidadãos mais críticos. Além de esclarecer como será feit a implantação do novo Ensino Médio aqui na nossa escola, foi interessante apresentar a nova proposta curricular. Os estudantes participaram ativamente, interagiram com perguntas claras e objetivas, mostraram bastante interesse no assunto, e acredito que saíram daqui com suas dúvidas esclarecidas”, afirmou.

De acordo com a estudante Taiane Fonseca, 18, 3º ano, os diálogos são enriquecedores. “Muitas vezes os estudantes até sabem o que está acontecendo, mas superficialmente. Então, foi bem proveitoso o debate e os convidados super qualificados”, avaliou.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado