A comunidade escolar do Colégio Estadual Norma Ribeiro, em Salvador, promoveu a I Conferência sobre o lixo no bairro do Arenoso. Realizado nesta sexta-feira (4), na unidade de ensino, o encontro buscou debater com estudantes, professores, funcionários, além de órgãos e associações, soluções para o problema do lixo na região, além de incentivar uma maior conscientização sobre o meio ambiente e a prevenção de doenças. 
“Estamos debatendo com diversas esferas da sociedade para tentar solucionar um problema que vem trazendo muito transtorno para a comunidade. Foi formada uma comissão com representantes da associação de bairro, posto de saúde, da Limpurb, da Coordenação de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado e da Universidade Estadual da Bahia [Uneb], para trabalharmos no coletivo. Dentro do currículo escolar, os estudantes estão aprendendo sobre o assunto e podendo contribuir também. Até o Ministério Público está sendo acionado neste processo”, explicou a diretora do colégio, Maria das Graças Novais. 
O estudante Luis Felipe Correia, do 9º ano, 15 anos, comentou sobre a ação desenvolvida com a ajuda dos alunos. “Ajudamos na organização da conferência e estamos contribuindo no debate para trazermos soluções à falta de coleta e excesso do lixo no bairro. Sinalizamos com algumas ideias, como a distribuição de containers por rua e a utilização de caminhões menores para que possam transitar pelas ruas estreitas dos bairros. Acredito que precisamos realizar essa mobilização sobre esse tema, entre outros, tendo a escola como um centro atuante”, disse. 
Segundo Sarajane Santos, também do 9º ano, 14, a iniciativa possibilita que os moradores do local sejam beneficiados pela limpeza. “Todo esse trabalho contribui muito para a melhoria do nosso bairro. Também estamos aprendendo sobre a reutilização de materiais recicláveis, podendo levar este conhecimento para casa e ensinando pais, irmãos e vizinhos sobre a importância do meio ambiente e a melhor forma de diminuir o nosso impacto nele”. 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado