A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma cerimônia para certificar 46 dirigentes da Região Metropolitana de Salvador, que participaram das oficinas do projeto ‘A Contribuição da Economia Solidária para a Sensibilização de Gestores Públicos’. O evento aconteceu no auditório da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A certificação contemplou os dirigentes da Região Metropolitana de Salvador os quais fazem parte da primeira etapa do projeto.

O Secretário do Trabalho, Emprego e Esporte, Vicente Neto, destacou a importância do projeto na redução do racismo institucional. “Nós que somos gestores precisamos ter este alerta permanente. Não é natural ter um Estado como a Bahia, aonde você não percebe a necessidade de empoderar as pessoas com extraordinária capacidade de gestão e às vezes são excluídas, apenas porque tem uma cor de pele diferente daquelas tradicionalmente aceitas pela sociedade”. Destacou.

Durante a formação, os gestores municipais e estaduais receberam orientações para a construção e implementação de políticas públicas de combate ao racismo institucional e promoção da igualdade racial, com recorte no trabalho e renda.

O projeto é Realizado pela Setre, por meio da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol) e da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O projeto tem a Coordenação Executiva da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e parcerias da Secretria de Educação (Sec) e da Secretária de Saúde do Estado (Sesab).
A primeira turma teve inicio em Setembro de 2017 e foi concluída em Dezembro. A Segunda turma está em andamento e será concluída em Junho deste ano. As oficinas já capacitaram 280 gestores de 10 territórios. O objetivo do projeto é capacitar 500 gestores em 16 territórios do Estado.

Além das oficinas territoriais, acontecerá a oficina estadual em Salvador, cujo objetivo será reunir os participantes eleitos nas etapas territoriais. As etapas territoriais e a estadual fazem parte das metas propostas no convênio.