Foi prorrogada até domingo (03) a exposição ‘Primavera Burlesque’, com as mais recentes criações do artista visual Miguel Cordeiro, no Museu de Arte da Bahia (MAB) – Corredor da Vitória, em Salvador. A mostra reúne 50 obras que através de cores quentes, puras e vivas, celebram a Primavera Burlesque, uma metáfora sobre o contínuo renascer artístico e a ironia do olhar. Parte da celebração do centenário do MAB, a exposição fica exposta no salão principal do museu, com visitação gratuita.

Miguel Cordeiro despontou na cena cultural em 1979 através dos grafites urbanos de Faustino, inesquecível personagem que povoou os muros de Salvador e outras cidades do Brasil, ironizando aspectos do comportamento humano nas situações do cotidiano. Nesta exposição do MAB o público poderá conferir a série Gauguin Delicatessen; a adaptação ilustrada de O Corvo, de Edgar Allan Poe; e objetos-esculturas que flertam com o inusitado. São trabalhos em variadas técnicas e dimensões, que transitam entre a pintura, o desenho, a colagem e a construção de objetos, num convite para o deleite estético e a reflexão sobre as certezas e as incertezas da nossa evolução e o nosso permanente desnorteio.

Segundo Miguel, “tudo nasce dos desenhos, dos esboços, anotações e observações, pequenos projetos que eventualmente, num futuro próximo, possam ser transformados e elaborados”. O seu processo poético de criação começa com um primeiro traço na folha de papel, na ideia que se materializa ganhando vida no desenvolvimento do discurso e na composição da obra de arte.

O diretor do Museu de Arte da Bahia, Pedro Arcanjo revelou que essa exposição de Miguel Cordeiro "impressiona pela sua expressão estética e rebeldia temática que se insere no contexto atual e no desafio de nossa gestão em transformar o MAB em um lugar de inquietação, sobretudo nesse momento, onde as questões de igualdades sociais se impõem contemporaneamente".

O Museu de Arte da Bahia é uma unidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e fica à Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador (BA). Funciona de terça a sexta, das 13 às 19 horas; e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

SERVIÇO:

Exposição Primavera Burlesque
Onde: MAB – Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador/BA)
Visitação: até 03/06
Horário de visitação: de terça a sexta, das 13 às 19 horas; e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Gratuito

Fonte: Ascom/ Diretoria de Museus da Secretaria de Cultura do Estado (Dimus/Secult)