Nesta segunda-feira (14), a partir das 18h, o Sarau de Itapuã, na Casa da Música – um dos 17 Espaços Culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), localizado no Parque do Abaeté, em Salvador -, apresenta para o público uma programação diversa e inteiramente gratuita.

A noite começa com o relançamento do livro ‘A Voz de Itapuã’ pela editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e escrito pela doutora em História, professora Tania Risério d’Almeida Gandon. A obra foi desenvolvida por meio de depoimentos da comunidade, incluindo personalidades do bairro que já morreram, a exemplo das matriarcas Dona Francisquinha e Dona Niçu.

Ao mesmo tempo, o público confere a exibição de vídeo com trechos da produção audiovisual Filma Robatto, com imagens da comunidade pesqueira de Itapuã na década de 1950, além de poesias. Também haverá apresentações do grupo ‘As Ganhadeiras de Itapuã’, que fortalecem e compartilham toda a ancestralidade do bairro, além do grupo afrocultural Malê Debalê, Edna Siqueira e Nelson dos Prazeres.

O Sarau de Itapuã é uma realização da Casa da Música, em parceria com a Independência Musical Associada (IMA)). O evento acontece há 10 anos, quinzenalmente, às segundas-feiras. O formato de Sarau permite a participação interativa do público em uma série de atividades.

Espaços Culturais

A Secult mantém 17 Espaços Culturais, administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos territórios de identidade. Destes, cinco funcionam em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 71 3116-2000.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)