Os Pontos de Cultura ‘Casa do Samba de D. Dalva’ e ‘Da Quixaba a Quixabeira’ promovem um intercâmbio com a finalidade de fortalecer o Samba de Roda e dialogar sobre práticas de educação patrimonial e salvaguarda. O encontro reúne sambadores e sambadeiras que dialogam sobre as suas experiências e promove apresentação cultural do Samba de Roda. O evento acontece neste sábado (19), às 9h, na sede do Quixabeira da Matinha, em Feira de Santana.

O projeto "Da Quixaba a Quixabeira: samba, cultura afro-descente e desenvolvimento sustentável na Matinha" coordenado pela Associação Cultural Coleirinho da Bahia, visa divulgar e valorizar a cultura popular da Bahia, a partir da afirmação étnico-cultural presente no samba de roda e suas vertentes (dança, música, cânticos, vestimentas, etc). Além disso, o projeto propõe ações para valorização e apoio a grupos culturais residentes da Matinha e para a manutenção sócio-ambiental da região. O projeto em questão está estruturado a partir das seguintes etapas: formação artística, apoio a grupos residentes, cultura e identidade e cultura e meio ambiente. É importante citar que apesar da divisão em etapas, cada uma delas estará sempre relacionada ao aspecto geral da proposta que é a valorização da cultura popular presente no samba de roda, a partir da afirmação étnico-cultural do povo da Matinha.

A Casa do Samba de D. Dalva foi inaugurada em 2009, e contemplada pelo Edital Pontos de Cultura da Bahia, 01/2014, oferecendo gratuitamente ao público uma série de atividades garantindo o acesso de todos aos patrimônios das culturas populares e a economia criativa. O ponto de cultura é gerenciado pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, com o apoio do programa Pontos de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal e parceria com o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual. Neste sentido, o Ponto de Cultura garantirá o fomento a uma série de projetos da Casa que incluem capacitação, formação e dinamização do espaço. É também uma das 17 instituições apoiadas pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, do Fundo de Cultura da Bahia.

Serviço

Intercambio entre Pontos de Cultura da Bahia

Casa do Samba Dona Dalva e Quixaba a Quixabeira

Quando: 19 de maio (sábado) às 09h

Onde: Sede Quixabeira da Matinha – Feira de Santana-BA


Fonte: Ascom/ Secult