A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou, nos últimos quatro anos, 62.524 cisternas de polietileno, beneficiando 213.207 famílias, com investimento de R$ 324,4 milhões. Para avaliar os avanços e desafios na vida das famílias beneficiadas e formar uma rede de multiplicadores, a CAR está promovendo a Jornada de Avaliação das Cisternas Implantadas, por meio do projeto Água para Todos.
Nesta terça-feira (22), o evento ocorreu no Centro Comunitário Diocesano Nossa Senhora do Bom Conselho, no município de Cícero Dantas, no Território de Identidade Semiárido Nordeste II. Estiveram presentes beneficiários e lideranças dos municípios de Crisópolis, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima e Brumado, que receberam ainda orientações importantes para a conservação e manutenção das cisternas, visando à qualidade da água armazenada.
De acordo com a técnica do Água para Todos/CAR, Kamilla Santos, essa é a segunda de nove jornadas que serão realizadas pela Bahia. “A primeira foi em Amargosa e as próximas acontecem em Baixa Grande, Jequié, Serrinha e Brumado. Ao todo, participam os 82 municípios que foram contemplados. A nossa meta é que participem desse processo avaliativo e de formação cerca de 500 pessoas”.
O agente de saúde e beneficiário pela implantação de cisternas no município de Fátima, João Vieira, ressaltou que esse projeto foi de extrema importância, não apenas para ele, mas para toda a comunidade. “Facilitou mais a nossa vida. Muitas mães de família saíam cedo pra buscar água com um pote no tanque de chão, uma água sem tratamento. Hoje, temos água de qualidade”.
O encontro em Cícero Dantas teve a participação do prefeito do município, Ricardo Almeida, da representante do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisângela Araújo, do representante da Câmara Municipal de Cicero Dantas, José Domingos, e de Cleide Araújo, do Programa Água para Todos.
Fonte: Ascom/SDR