A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) concluiu o primeiro processo para aquisição de material, com tramitação totalmente digitalizada, utilizando o Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). Esse processo elimina o uso de papel, acaba com os processos físicos, confere agilidade, praticidade e economia, além de preservar o meio ambiente.

O processo para compra de material tornou-se possível este mês, com a entrada em funcionamento do processo eletrônico para o cadastro de fornecedores, prevista para ocorrer na quarta fase de implantação do software. Com isto, usuários externos (empresas públicas e privadas) podem utilizar o SEI Bahia para fornecer produtos para o Estado.

A montadora Ford foi a primeira empresa a assinar a Ata de Registro de Preços no SEI Bahia. O primeiro processo totalmente eletrônico para compra de material foi para aquisição de 100 veículos administrativos. Todas as fases do procedimento tramitaram eletronicamente, desde a licitação até assinatura da ata de Registro de Preço.

O processo tramitou de forma eletrônica na Diretoria de Material (DM), para confecção do Termo de Referência da licitação, onde consta a descrição do produto que será adquirido. Modelo, potência, equipamentos, acessórios e todos os detalhes estão no termo, assim como o prazo de fornecimento e local de entrega.

Depois, o processo foi enviado digitalmente para a Coordenação Central de Licitação (CCL), onde todo o procedimento licitatório tramitou de forma eletrônica, inclusive com interação de usuários externos como os concorrentes do certame.

Após a licitação ser homologada, tendo a Ford como vencedora, ser homologada como vencedora da licitação, a montadora fez o cadastro eletrônico no SEI Bahia e enviou toda documentação via sistema. A empresa assinou, também eletronicamente, a Ata do Registro de Preços da licitação, no dia 25 de abril. Quando o processo era físico, a assinatura da Ata, as petições ou qualquer outra informação teria que ser protocolada presencialmente, na sede da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O SEI Bahia já possui 25,5 mil processos administrativos tramitando em 69 órgãos do Estado, divididos em 73 tipos diferentes. São processos das mais diversas áreas como Recursos Humanos, Financeiro e Administrativo. O sistema é um software de processo digital que elimina o uso de papel na tramitação dos procedimentos administrativos no Estado. A implantação começou em março de 2017 e vem sendo instalado em etapas. Quando estiver em todas as repartições não existirão mais processos físicos no Estado.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)