Com o objetivo de melhorar as condições das escolas comunitárias e contribuir para a melhoria da infância na Bahia, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) entregaram nesta terça-feira (3), na creche Luiza Mahim, no bairro do Uruguai, em Salvador, materiais pedagógicos. A ação faz parte do programa Mais Infância.

Livro de Planejamento, Diário de Bordo e Agenda são os itens que compõe o kit pedagógico entregue pelas VSBA na creche Luiza Mahim. “O material faz parte do kit de capacitação dos professores, para que eles tenham um instrumento de planejamento", explica o coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans, acrescentando que as VSBA também promovem "reformas em algumas escolas, ajuda com alimentação e visitas ao circuito cultural com as crianças, como parte do Mais Infância”.

A creche Luiza Mahim atende, atualmente, 301 alunos. A diretora Maricelma Bonfim acredita que o material entregue vai reforçar o aprendizado dos alunos. “O material vai ajudar tanto o professor quanto os alunos. Teremos professores mais atualizados que, consequentemente, irão repassar o conteúdo aos alunos, fazendo com que eles se desenvolvam melhor".

Ainda nesta terça (3), os alunos da instituição apresentaram para primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, a culminância do projeto ‘Quem são os Erês, Tupiniquins e Zumbis da escola Luiza Mahim’. “Esse nome é como se dissesse quem são as crianças da creche Luiza Mahim. E escolhemos a música ‘Raiz de todo Bem’, de Saulo Fernandes, porque ela valoriza o território e questões afro, fazendo com que os meninos se sintam pertencentes a essa cultura”, afirma Valmira. Ao final da apresentação, a primeira-dama distribuiu ovos de Páscoa para os alunos.

A creche Luiza Mahim foi a terceira a receber materiais pedagógicos neste ano. As primeiras foram a Escola Capela São José, no Engenho Velho de Brotas; Creche Futura Geração, da região da Polêmica, no bairro de Brotas; e Instituição Assistencial beneficente Conceição Macedo (IBCM), em Nazaré.