Vindo do Rio de Janeiro, o navio de cruzeiro MSC Poesia trouxe mais de 2,5 mil turistas, nesta segunda-feira (9), para visitar atrativos turísticos em Salvador. O roteiro incluiu visitas ao Pelourinho, Igreja do Bonfim e orla da Barra. No Mercado Modelo, os visitantes aproveitaram para conhecer o artesanato típico e comprar lembranças da Bahia, movimentando a economia do turismo na capital baiana.
Entre roupas com bordado Richelieu e balangandãs de metal, a argentina Sabrina Damico se disse encantada com a capital baiana. Pela primeira vez na Bahia, a turista de Buenos Aires comentou que a visita rápida, de aproximadamente seis horas, despertou a vontade de voltar. “Quero aproveitar as férias de inverno para vir novamente e conhecer mais”.
Argentina de Mendonza, Sônia Takemura comunga do mesmo desejo. “É tudo muito bonito, mas o tempo foi pouco. Tenho que voltar”, afirmou a visitante, que esteve no Pelourinho e usou serviço de táxi para conhecer também a praia e o Farol da Barra.
Segundo Nilza Nunes, responsável pelo city tour de 48 passageiros do MSC Poesia, os aspectos históricos foram as principais curiosidades dos visitantes durante o passeio. “No caminho, vou falando sobre os atrativos, e os turistas sempre querem saber mais sobre a história do Brasil e da Bahia”, explicou a guia de turismo, que percorreu pontos turísticos como o Dique do Tororó.
 
Para os vendedores Paulo Landim e Jenifer Castro, que atuam no Mercado Modelo, a chegada de navios aquece as vendas. “Os turistas de cruzeiros sempre compram, e as vendas hoje foram ótimas”, disse Landim.
Nesta terça (10) aporta na capital baiana mais um navio de cruzeiro, o MSC Preziosa, com capacidade para mais de 4,3 mil passageiros. Desde novembro, cerca de 220 mil turistas desembarcaram nos portos de Salvador e Ilhéus. Esse número representa um incremento de 8% no fluxo turístico do segmento, em relação à temporada anterior.
Fonte: Ascom/Setur