Há 20 anos trabalhando como autônoma no ramo de alimentação, Janaína de Carvalho, 42 anos, do município de Feira de Santana (centro norte) aprimorou o processo de preparo de refeições no curso Técnicas de Congelamento do Programa Qualifica Bahia, ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Atualmente, tendo como principais produtos doces e bolos, ela pretende enveredar no ramo de vendas de refeição. “Apesar de já ter experiência, aprendi muito no curso. O aproveitamento de alimentos, que antes desperdiçava ou congelava de forma errada, como legumes e talos, foi uma novidade pra mim”, explica Janaína, uma das 60 certificadas em Feira de Santana, nesta quarta-feira (18), nos cursos de Corte e Costura e Técnicas de Congelamento.

Certificados Setre
Janaína de Carvalho aprimorou o processo de preparo de refeições no curso Técnicas de Congelamento 
(Foto: Ascom/Setre)

A coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos, classificou os cursos, com turmas majoritariamente formada por mulheres, “como ferramenta de empoderamento e independência, já que são áreas que, efetivamente,podem gerar trabalho e renda, melhorando a vida das pessoas”.

A certificação é parte da etapa 2018 do Programa Qualifica Bahia, que tem como objetivo a formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras do estado da Bahia. Os cursos foram executados pelo Instituto Baiano de Educação e Cultura (Ibec) e pelo Instituto de Projetos Gerenciamento (INPG).

Na ocasião, foram entregues pela secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), às empreendedoras do município, em cerimônia com a presença do titular da pasta, Cézar Lisboa, equipamentos como fogões industriais, máquinas de costura, kits de cabeleireiro, entre outros.

Fonte: Ascom/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre)