Uma pesquisa publicada em American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine (AJRCCM) – considerada a melhor revista em pneumologia do mundo – será utilizada na residência médica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Conduzido pelo especialista em cirurgia e medicina intensiva Emídio Lima, o trabalho validou, internacionalmente, um protocolo de treinamento para realização de ultrassom pulmonar em pacientes críticos.

A publicação, de acordo com Lima, que é médico e preceptor da emergência adulto do HGRS, foi fruto de uma pesquisa desenvolvida em conjunto com representantes de França, China e Uruguai. “A AJRCCM tem fator de impacto 13 e taxa de aceitação para artigos enviados para publicação de apenas 11%, ou seja, é uma revista muito criteriosa”, destaca.

O profissional lembra que, atualmente, o ultrassom pulmonar é o recurso diagnóstico mais importante, à beira do leito, para avaliar pacientes graves com comprometimento respiratório. “É uma alegria validar esse protocolo de capacitação em ultrassom pulmonar no mundo. Quando formos treinar os residentes do HGRS, já iremos utilizá-lo”, revelou.


Fonte: Ascom/Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)