Nesta quinta-feira (19), data em que se comemora o Dia do Índio, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza durante todo o dia, no auditório da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, a primeira Oficina de Sensibilização dos Profissionais do SUS no Cuidado Intercultural à Mulher Indígena, com a finalidade de qualificar os profissionais da área.

A oficina é promovida pela Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, e voltada para as categorias profissionais, que têm contato direto com o usuário indígena. De acordo com a coordenação, esta é a primeira das 16 oficinas a serem realizadas este ano nas maternidades da rede pública que atendem às mulheres indígenas na Bahia.

No evento estão sendo abordados temas como a legislação específica e cultura dos povos indígenas, acolhimento em saúde e também um pouco dos resultados preliminares do estudo em realização pela Sesab, o Diagnóstico de Saúde dos Povos Indígenas na Bahia, que aponta para o despreparo dos profissionais do SUS, no que se refere à atenção diferenciada aos povos indígenas.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)