Buscando se reinventar e atender às novas demandas do segmento de Previdência Complementar em todo o país, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) reestruturou suas Comissões Técnicas e a forma de atuação de cada uma delas. Dessa forma, a PrevBahia (Fundação de Previdência Complementar do Estado da Bahia) está integrando os grupos regionais e tendo, ainda, representação a nível nacional no Colégio de Coordenadores das Comissões Técnicas de Contabilidade – cuja primeira reunião aconteceu no dia 4 de abril de 2018.

"A reunião foi ótima. Foi uma oportunidade da Abrapp alinhar com os coordenadores o planejamento e os trabalhos que serão desenvolvidos com as comissões regionais nesse ano, muito importante para a evolução do sistema. Dentro de Contabilidade, iremos fazer vários estudos. As Comissões de modo geral, especialmente as regionais, poderão colaborar bastante com o planejamento estratégico da Abrapp", avaliou Enecila Morais, Gerente Administrativa-Financeira e de Seguridade da PrevBahia, convidada ao cargo de Coordenadora Suplente da equipe.

As Comissões Técnicas possuem caráter consultivo e dão apoio técnico às ações da Diretoria Integrada do Sistema, sob a forma de estudos, projetos, pareceres. Todas as atividades dos grupos mantêm estão alinhadas ao Planejamento Estratégico e com o Programa Anual de Trabalho da Abrapp.

Regionais

No âmbito do Nordeste, a PrevBahia está presente em cinco Comissões Técnicas, sendo elas e seus respectivos representantes: Assuntos Jurídicos – Daniela Valverde, assessora jurídica da Entidade; Estratégias e Criação de Valor – Louise Lobato, assessora de comunicação; Contabilidade – Enecila Morais; Governança e Riscos – Ricardo Gonçalves, assessor de controles internos e compliance; e a Comissão Técnica de Investimentos, que conta com Mauro de Castro Portugal, gerente de investimentos da PrevBahia.

No último dia 06, ocorreu na sede da Entidade a primeira reunião da Comissão Regional de Assuntos Jurídicos. De acordo com Dra. Patrícia Linhares, coordenadora do grupo, a reunião foi bastante produtiva e possibilitou a discussão de assuntos relevantes da área.

“Pudemos alinhar questões de funcionamento, discutir assuntos relativos à legislação, jurisprudência e falar sobre temas da Abrapp que atingem o nosso setor. O Planejamento Estratégico da Abrapp é um conjunto de ações das Entidades de previdência complementar fechada e o nosso Comitê atua analisando tais ações. O objetivo é, posteriormente, compartilhar com as demais regionais para que cheguemos em uma proposição única”, contou Linhares.

Ainda neste mês de abril, está prevista o encontro da Comissão Regional de Estratégias e Criação de Valor, na sede da Fundação Coelba de Previdência Complementar (Faelba). As reuniões das Comissões ocorrem, no mínimo, trimestralmente.

Fonte: Ascom/PrevBahia