Marisqueiras e Pescadores de Salvador e Salinas da Margarida (a 270 quilômetros da capital) aprenderão, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), como elaborar projetos para acesso a políticas públicas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Governo do Estado, através da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ministram uma oficina prática, com o objetivo de orientar as marisqueiras e pescadores na elaboração de projetos de execução para acesso a esses programas.

A Bahia Pesca atuará no suporte da logística, alimentação e material didático para os 60 pescadores beneficiados. As capacitações, ministradas pela SDR, terão como principais assuntos abordados a construção de projetos para o PAA e o PNAE e a apresentação da legislação dessas políticas públicas. As atividades iniciarão em Salvador, na próxima quinta-feira (12), das 13h30 às 17h30, no Terminal Pesqueiro da Ribeira, na Rua dos Tamarindeiros da Penha, 1416 – Ribeira, com a participação de 30 marisqueiras e pescadores.

A oficina também acontece em Salinas da Margarida, na sexta-feira (13), no mesmo horário, no Centro de Capacitação dos Pescadores (Rua Lídio Pena, s/n, Centro). Cerca de 30 marisqueiras serão contempladas com a ação no município. “Com os conhecimentos adquiridos durante as capacitações, as marisqueiras poderão ter mais autonomia para realizar suas atividades, como a inserção do pescado na alimentação escolar”, afirmou a coordenadora de promoção social, Eliana Carla Ramos.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação para fortalecer a agricultura familiar e colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil, por meio de comercialização que favoreça a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Fonte: Ascom/Bahia Pesca