Com o objetivo de viabilizar o acesso de jovens ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) mantém parceria com o projeto Vira Vida, promovido pelo Sesi/Fieb. A aula inaugural ocorreu nesta segunda-feira (23), no auditório do Sesc/Senac Aquidabã, em Salvador. Fazem parte desta nova turma oito jovens contemplados por ações desenvolvidas por Bases Comunitárias de Segurança (BCS) – três do Calabar, dois do Nordeste de Amaralina e três de Santa Cruz –, selecionados de acordo com o desempenho em outros cursos.

Com a presença de comandantes de Bases Comunitária e de representantes do Sesi e Senac, a aula inaugural contou com palestras e exibição de cases de sucesso de estudantes que, através do projeto, já estão inseridos no mercado de trabalho. Também houve distribuição de livros para os estudantes.

“O Vira Vida é um projeto que capacita os jovens e liga eles ao mercado de trabalho. A BCS Calabar, por exemplo, está com esta parceria desde 2017, e já encaminhou mais de dez jovens parar participar da iniciativa, porque entendemos que a capacitação é muito importante para estes alunos”, declarou a capitã Aline Muniz, comandante da Base Comunitária de Segurança do Calabar.

A iniciativa vai proporcionar aos jovens um ciclo de aprendizado e capacitação profissional, com direito a uma bolsa auxílio, alimentação e transporte. O projeto conta com cursos de qualificação e tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos profissionalizantes, juntamente com o estágio, tem duração de um ano.

Durante a capacitação, os estudantes passarão por acompanhamento psicossocial e pedagógico, além de passar pela educação continuada, com aulas de matemática, português, direitos humanos e cidadania.