Alunos do Projeto Base.Net, promovido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, participaram da Mostra e Competição de Robótica realizada no Instituto Federal da Bahia (Ifba), nesta quinta-feira (19). O evento incluiu apresentações de projetos na área de tecnologia, desenvolvidas por alunos dos cursos de engenharia elétrica, técnico de informática, eletromecânica e robótica de diversas entidades de ensino de Vitória da Conquista.
Os alunos do projeto de robótica da BCS apresentaram um barco criado com material reciclável e controlado por aplicativo também desenvolvido por eles. Participaram ainda de uma disputa na modalidade Luta de Robô Sumô, com robô produzido nas aulas do projeto, com a supervisão do instrutor.
Formada por cinco crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos, a equipe da BCS conseguiu superar os concorrentes e sagrou-se campeã da disputa. Esta foi a primeira vez que o grupo participou de um campeonato, com direito a certificação e premiação. O soldado Willy Iglesias, instrutor do Base.Net, destaca que além da vitória, houve a interação com outros projetos, contribuindo para o melhor aprendizado dos participantes, além de colaborar para a divulgação dos projetos desenvolvidos pela BCS.
"Através dessas ações, aumenta-se a credibilidade e confiança da comunidade em nossa Instituição. Nós ficamos satisfeitos em poder contribuir para isso”, afirma o soldado.