O governador Rui Costa assinou, na tarde desta quinta-feira (12), 107 convênios com 106 municípios baianos, que receberão obras para o desenvolvimento rural, esportivo e urbano, incluindo pavimentação de ruas, construção de mercados, praças, ginásios, recuperação de estádios, entre outras ações. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença de gestores municipais e estaduais.
Os convênios assinados representam um investimento total de R$ 58,6 milhões. “A Bahia se tornou uma referência nacional de superação da crise. Nós não chegamos até aqui sozinhos. Chegamos aqui pelo amplo apoio dos nossos prefeitos, deputados e vereadores. Que a gente coloque na pauta do novo Congresso a questão do municipalismo, para que possamos fazer mais e mais rápido”, afirmou Rui.
As melhorias serão realizadas por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Desenvolvimento Urbano (Sedur). Na ocasião, Rui também entregou 32 veículos para o transporte de equipes que trabalham com saúde da família em 24 municípios.
O prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro, representou os prefeitos no evento e destacou o apoio do Governo do Estado. “Quem tem mais ajuda a quem tem menos”, disse o prefeito, cuja cidade foi contemplada com a pavimentação completa do bairro Vila Nova.
No total, 88 convênios foram assinados através da Sedur, com investimento de R$ 48,2 milhões; 18 convênios pela SDR, no valor de R$ 9,7 milhões; e um convênio pela Setre, no valor de R$ 696 mil. Já os 32 veículos entregues por meio da Secretaria da Saúde (Sesab) são resultado de um investimento de R$ 2,1 milhões.

Os municípios beneficiados pelas intervenções realizadas pela Sedur/ Conder, são: Acajutiba, Água fria, Alcobaça, Amargosa, Antas, Antônio Cardoso, Apuarema, Baianópolis, Barra da Estiva, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Cabaceiras do Paraguaçu, Caetité, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Candiba, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cícero Dantas, Cipó, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Correntina, Cotegipe, Entre Rios, Feira da Mata, Floresta Azul, Gavião, Heliópolis, Ibicoara, Ibiquera, Ibirapuã, Ibititá, Igrapiúna, Ipupiara, Iraquara, Itagimirim, Itajú do Colônia, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itaquara, Ituaçu, Jussiape, Lagedo do Tabocal, Lagoa Real, Laje, Malhada, Matina, Miguel Calmon, Mirante, Morpará, Mulungú do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Fátima, Nova Redenção, Nova Soure, Olindina, Ouriçangas, Palmeiras, Paramirim, Paulo Afonso, Planalto, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santo Estevão, São Félix do Coribe, São Gonçalo Dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel Das Matas, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra preta, Tanque Novo, Tanquinho, Tapiramutá, Teolândia, Ubaitaba, Utinga, Várzea da Roça, Varzedo, Wagner e Wanderley.

Os municípios beneficiados por intervenções realizadas pela SDR são: Belmonte, Bonito, Cabaceiras do Paraguaçu, Caetanos, Gandú, Guaratinga, Itajuípe, Jussara, Macarani, Mascote, Mucuri, Paripiranga, Poções, Presidente Tancredo Neves, Remanso, Santa Inês, Sítio do quinto e Tremedal.

O município de Banzaê recebera a melhoria realizada pela Sudesb/Setre.

Repórter: Lina Magalí