A quinta edição dos Jogos Estudantis Indígenas Tupinambá começou nesta quinta-feira (19), na aldeia Ighai, situada em Olivença, distrito de Ilhéus, na região sul da Bahia. A competição, que reúne 500 jovens indígenas de 16 a 22 anos, é organizado pela Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambá de Olivença, marcando a passagem do Dia do Índio. O evento segue até domingo (22), com o objetivo de promover o resgate, fortalecimento e promoção da cultura indígena.
Durante os quatro dias de competição, jovens indígenas tupinambás de Olivença, de Acuípe de Cima, Acuípe de Baixo e Acuípe do Meio e das aldeias pataxó hãhãhãe e de Barra Velha, situadas em Porto Seguro, se enfrentam em provas de puxada de mastro, arco e flecha, arremesso de tacape, natação, corrida de tora, futebol, corrida rústica, zarabatana, luta corporal, entre outras.  
A quinta edição dos Jogos Estudantis Indígenas Tupinambá tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Selecionado por meio do Edital 003/2017, o projeto recebe R$ 30 mil de investimento da Sudesb.
Fonte: Ascom/Sudesb