Final de semana recheada de atrações esportivas apoiadas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia do Trabalho e Esporte (Setre). Destaque para a 2ª etapa do Circuito Baiano de Judô, que será disputada no Centro Pan-americano de Judô, no sábado (21), a partir das 08h, em Lauro de Freitas. O evento deve reunir cerca de 600 judocas de 76 clubes baianos. No interior, destaque para a prova de maratona de mountain bike, Suba 100, em Santa Terezinha, que deve atrair mais de mil ciclistas.

A competição de judô é valida para o ranking estadual da Federação Baiana de Judô (Febaju) e será disputada em dez classes por idade, categorias de peso, masculino e feminino. A sudesb disponibilizará apoio financeiro de 75 mil em materiais e premiações.

Futebol

Também no sábado, tem início o Campeonato Arena Transamérica de fut. 8. A abertura oficial está marcada para as 9h30, seguida de jogos no campo de grama sintética da Arena Imbuí (situado na Rua dos Colibris, ao lado do Shopping Caboatã). Ao todo, 900 atletas, compõem as 30 equipes que participarão da competição.

Composta por diversos bairros da capital baiana e de municípios metropolitanos como Lauro de Freitas e Camaçari, durante os quatro meses de realização, o campeonato proporciona integração entre equipes de diferentes bairros e municípios. O investimento da Sudesb soma mais R$135 mil para aquisição de uniformes, premiação, arbitragem e material de divulgação.

A bola volta a rolar pela terceira rodada da Copa Metropolitana de futebol Sub 15, neste final de semana. Serão realizadas 15 partidas neste sábado (21), onde a rodada será aberta no confronto entre Leônico e Vitória, que se enfrentam pelo grupo B, no CT Barradão, em Salvador, a partir das 09h.

Além de Salvador, outros nove municípios receberão jogos neste final de semana, a exemplo de Terra Nova, que sediará o jogo entre a equipe Estrela de Março e Sel. Terra Nova que duelam pela liderança do grupo F, no sábado, às 15h, no estádio municipal.

No domingo (22), a partida entre Atlântico e Jacuipense, no CT Caju, às 09h30, válida pelo grupo C, encerra a rodada do fim de semana.

Ciclismo

O município de Santa Terezinha, no centro norte da Bahia, vai receber a quarta edição do Suba 100M de mountain bike XCM – prova de maratona de longa distância – entre esta sexta-feira (20) e domingo (22). O evento reunirá cerca de 1000 atletas da Bahia e do Brasil, que percorrerão uma trilha de 160 quilômetros, 3,3 mil metros de altimetria, em dois estágios, passando por paisagens naturais e reservas ecológicas.

A prova será disputada em duas etapas, dividias em 11 categorias (idade, gênero, dupla ou single). A primeira etapa será no sábado (21), a partir das 8h, partindo da Praça Ápio Medrado. No domingo (22), a prova será completada com o desafio com 100 quilômetros de distância, passando por inserlbergs, com uma vegetação de caatinga com muitos estradões e baixo grau de dificuldade.

Jogos Indígenas

Começou na quinta-feira (19), a quinta edição dos Jogos Estudantis Indígena Tupinambá, com provas acontecendo até domingo, dia 22, na aldeia Ighai, situada em Olivença, distrito de Ilhéus. A competição, que reúne 500 jovens indígenas de 16 a 22 anos, é organizado pela Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambá de Olivença e marca a passagem do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, tendo também por objetivo o resgate, fortalecimento e promoção da cultura indígena.

Durante os quatro dias de competição, jovens indígenas tupinambás de Olivença de Acuípe de Cima, Acuípe de Baixo e Acuípe do Meio, e das aldeias pataxó hãhãhãe e de Barra Velha, situadas em Porto Seguro, se enfrentam em provas de puxada de mastro, arco e flecha, arremeso de tacape, dentre outros. Os Jogos Indígenas foi selecionado por meio do Edital 003/2017, e tem investimento da Sudesb de R$30 mil.

Caravana do Lazer

A equipe da Caravana do Lazer da Sudesb está nos municípios de Vitoria da Conquista e Encruzilhada desde quinta-feira (19), para ministrar curso de capacitação para Agentes Multiplicadores de Lazer e realizar o Dia de Lazer para as crianças. Projeto itinerante da Sudesb, a Caravana tem por objetivo promover atividades recreativas e esportivas.

Em Vitória da Conquista, as atividades começaram na última quarta-feira (17), com a formação de agentes multiplicadores. No domingo 22, a Av. José Gonçalves, no Bairro Guarani, recebe o Dia de Lazer, momento de recreação para a criançada. Já no município de Encruzilhada, as ações da Caravana acontecerão entre os dias 19 e 21/04.

Fonte: Ascom/ Sudesb