Estudantes, professores, gestores, funcionários e comunidade das unidades escolares das redes de ensino estadual, municipal e privada podem contribuir na construção coletiva do Currículo Bahia, que busca contemplar as necessidades educacionais dos baianos na contemporaneidade. Para isso, está promovendo a ‘Escuta Inspiracional’, para ouvir a comunidade escolar sobre aspectos qualitativos e quantitativos das unidades escolares, por meio de um formulário Google disponível no link da ação.

Esta já é a segunda parte de execução do projeto ‘Faz Sentido’, que está sendo desenvolvido em parceria com os Institutos Inspirare, Telus e Unibanco. A primeira fase da ‘Escuta Inspiracional’foi realizada no mês de março, por meio de 80 rodas de conversas realizadas em dez territórios de identidade da Bahia. A partir da escuta, foi possível elaborar os questionários para esta segunda etapa, que terão questionários disponíveis para preenchimento na plataforma digital, até o próximo dia 30.

Segundo a coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito, as informações evidenciadas a partir dos formulários da segunda fase, servirão como uma das referências para a escrita do Currículo Bahia, que será elaborado por uma equipe de currículo, formada por professores representantes das redes estadual, municipal e privada do Estado da Bahia, conforme orientações do Ministério da Educação (MEC).

Jurema Brito fala sobre a necessidade do envolvimento da comunidade escolar neste processo. “É importante que todos os atores e atrizes educacionais das comunidades escolares baianas possam opinar sobre o que está funcionando e o que não está funcionando nas unidades escolares, públicas e privadas do Estado”.

A partir desse diagnóstico, segundo ela, será elaborado o “Currículo Bahia, um documento a servir de referência para a elaboração dos currículos das unidades escolares e que, de fato, auxilie nas práticas pedagógicas dos educadores baianos. É importante citar que esse documento passará por duas versões e a primeira está prevista para ser apresentada à comunidade baiana, no mês de julho”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado