Mais de 300 estudantes do Centro Juvenil de Cultura e Ciência (CJCC) de Vitória da Conquista (a 518 quilômetros de Salvador), na região sudoeste do estado, participam, nesta terça-feira (24), das 10h às 20h, do Upstarts Day, no campus da Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. O evento, que é marcado por uma maratona de atividades voltadas para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai contar com a apresentação de experimentos da unidade e a promoção do Arduino Day, software de programação livre, por meio de cursos livres durante todo o dia. O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), em parceria com a universidade.

O professor de robótica, Roberto Andrade, destaca a importância da iniciativa para a divulgação dos trabalhos no CJCC. “Estaremos antecipando o Arduino Day, que acontece mundialmente no dia 12 de maio, para promover essa ferramenta neste evento que movimenta toda a região. Serão cursos para iniciantes de 2h, onde vão aprender a programar para a robótica, aplicativos e games. Tudo isso com a participação dos nossos estudantes. Também estaremos apresentando experimentos e projetos desenvolvidos na unidade, como os premiados ‘Choice’, ‘Sustentabilidade’ e de ‘Combate ao Aedes’”, destacou.

UPStarts

O evento é alinhado às ações do programa estadual UPStarts Bahia, desenvolvido pela Secti, no qual busca potencializar e fortalecer o ecossistema baiano de inovação tecnológica. O Upstarts Day inclui exposições, stands, painéis, campeonatos de games, entre outras atividades.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado