Os estudantes do curso técnico em Análises Clínicas do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), localizado em Irecê (479 km de Salvador) prestaram, na noite desta quarta-feira (11), no próprio CETEP, diversos serviços na área de Saúde à comunidade local, a exemplo de tipagem sanguínea, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e diabetes. A iniciativa, alusiva ao Dia Mundial da Saúde, que é celebrado no dia 7 de abril, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção à saúde e de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, por meio das intervenções sociais realizadas.

A estudante Elis Regina Pires de Souza falou sobre a importância da atividade para que os estudantes vivenciem situações relacionadas ao cotidiano das suas futuras profissões. “Para nós e para toda a comunidade, este tipo de atividade é muito importante, pois tivemos a oportunidade de compartilhar informações com as pessoas sobre vários tipos de doenças que muitas vezes não são diagnosticadas a tempo e isto dificulta mais o tratamento”, destacou.

Sua colega de curso, Jois Alves dos Santos, também falou sobre o aprendizado com a experiência. “Este foi um momento de integração com as pessoas da comunidade, que receberam serviços e informações de forma gratuita. Além disso, com a experiência, colocamos em prática o que estamos aprendendo no curso”, afirmou.

A professora Manoela Levi Dourado, disse que o evento contribuiu muito para a formação dos alunos. “Além dos momentos de interação e aprendizagem, os estudantes executaram serviços gratuitos e de qualidade para a sociedade através de ações de promoção à saúde”, comentou a educadora.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado