Mulheres em situação de rua e em contextos de vulnerabilidade social acompanhadas pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), participam na tarde desta quarta-feira (25), de um desfile de moda realizado por estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O evento organizado por estudantes do curso de maquiagem da unidade Chile, será às 15h, no Auditório do Senac Aquidabã, e celebra a conclusão das aulas e formação das futuras maquiadoras profissionais.

O objetivo é refletir sobre beleza e auto estima de pessoas que invisibilizadas na sociedade. “A turma tem como proposta elevar a autoestima dessas mulheres. A maquiagem vai muito além do aspecto físico, ela possui a capacidade de transformar e realizar sonhos. Não é apenas esconder ou camuflar algo e sim ressaltar a real beleza e força interior das pessoas”, conta a estudante Elisângela Lopes. Como preparação para o desfile, as estudantes realizaram no mês de abril oficinas de maquiagem na sede do Corra pro Abraço em Salvador com dez mulheres. “Elas serão as nossas modelos”, revela. Heloína Trindade, de 76 anos, que participou das aulas, compartilha sua ansiedade: “é a primeira vez que vou estar em uma passarela. Vai ser muito divertido”.

Para Trícia Calmon, coordenadora geral do Programa Corra pro Abraço, ações como esta são importantes por dar à possibilidade das pessoas enxergarem a beleza que existe para além do que os olhos podem ver. “As histórias de vida, as trajetórias, às formas e estratégias de sobrevivência às adversidades, ficam marcadas nos nossos corpos. Mostrar todas as potencias e forças destas mulheres através de um desfile é muito representativo e simbólico”, ressalta. O desfile é apoiado pelo Black Atitude, Cerimonial Nalva Nascimento, Grupo Hinode, Trançadeira Lorena Bárbara, Life Photo, Iolanda Saraiva Bolos Artísticos, Instituto Mauá, Planeta Farda, Sapataria Nando Cerqueira, Bellagio Moda & Acessórios, o cantor Diego Maia, entre outros.


Fonte: Ascom/ Corra pro Abraço- SJDHDS