A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), inicia na tarde desta sexta-feira (27) o asfaltamento em vias no bairros do Santo Antônio Além do Carmo. A intervenção integra o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, de pavimentação de vias e requalificação de calçadas em mais de 270 ruas em toda a região antiga da cidade. Um investimento de R$ 124 milhões.

O bairro integra o lote 3 do projeto, em que estão sendo investidos R$ 26,3 milhões para recuperar um total de 90 vias, incluindo também ruas da Saúde, Barris, Tororó e Liberdade. “Iniciaremos pela Rua dos Ossos para em seguida realizarmos o asfaltamento na Rua dos Carvões, sendo que nessas duas haverá interdição do trânsito, em períodos ao longo do dia, por elas serem estreitas”, explica o coordenador da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Querobim Lemos. A previsão é que os serviços sejam concluídos em uma semana.

No lote 3 do projeto as obras já foram concluídas em 53 vias e os serviços estão sendo executados em 25 ruas. A obra geralmente começa com a requalificação dos passeios, com melhorias na acessibilidade, para, em sequência, serem iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via. O órgão coloca à disposição o número 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h, além do email socialpacpav@conder.ba.gov.br

Pelas Ruas

As intervenções já estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos do Centro Antigo de Salvador, e também tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. Esta é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que seguem as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas, muitas das quais nunca tinham sido beneficiadas com um projeto deste porte.

Fonte: Ascom/Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dicas/Conder)