O espetáculo infanto-juvenil ‘Pinno, ou Fannie: Uma garota especial’, um dos aprovados por meio da convocatória ‘Ocupe seu Espaço’, da Secretaria de Cultura do Estado, será apresentado nestes sábado e domingo (28 e 29), às 16h, no palco do Xisto Bahia, espaço cultural administrado pela Secult, na Biblioteca Pública, localizada no bairro dos Barris, em Salvador.

A peça, que trata, com lirismo e ludicidade, temas como o preconceito e a segregação, é livremente inspirada na obra ‘As Aventuras de Pinóquio’, de Antonio Collodi, e no poema ‘A cruzada das Crianças’, de Bertold Brecht, e mostra as aventuras de Fannie e seu boneco de madeira Pinno em meio uma sociedade partida e conservadora. Ingressos são vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A narrativa do espetáculo, que tem o propósito de promover nas crianças a autoaceitação e afirmação de identidade, conta as aventuras de uma menina que, como o seu boneco de madeira, queria ser uma menina como as outras. Nessa busca, Fannie e Pinno encontrarão personagens que despertarão questionamentos como “Nós precisamos nos encaixar em um padrão?”, ‘’Existe a criança ideal? Existe algum padrão a ser seguido? Existe superioridade entre os homens?’’.

Espaços Culturais

A Secult mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site da iniciativa.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)