A primeira edição de 2018 do Seminário Cultura Viva acontece no dia 8 de maio, das 9h às 12h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), com transmissão ao vivo pelo Youtube e por videoconferência para outras cidades. Em seu segundo ano de realização, o seminário é uma ação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para a articulação, mobilização e capacitação dos gestores de Pontos de Cultura, com o objetivo de realizar o alinhamento dos instrumentos institucionais, jurídicos e orçamentários disponíveis para a execução da rede de Pontos de Cultura da Bahia, que é uma importante ação da Política Nacional de Cultura Viva no estado. As inscrições podem ser realizadas através do formulário online até o dia 7 de maio.

Ponto de Cultura é um título de reconhecimento atribuído a instituições culturais que dinamizam e articulam a cultura local, oferecendo à comunidade oportunidade de acessar a cidadania cultural. Os 270 Pontos de Cultura da Bahia estão distribuídos em todos os 27 Territórios de Identidade.

Em 2017, ocorreram três edições do Seminário Cultura Viva, reunindo cerca de 450 participantes. O Módulo I, realizado em 22 de fevereiro, teve na sua primeira edição o tema: “Prestação de Contas face a IN MinC 08/2016”, e objetivou atualizar os gestores da rede de Pontos de Cultura sobre as mudanças na legislação que disciplina a parceria. O Módulo II, realizado em 16 de maio, apresentou como tema: “Boas práticas da Comunicação em rede” abordando diferentes pontos de vista e práticas de comunicação para a rede de Pontos de Cultura da Bahia. Por fim, o módulo III, em 13 de dezembro, apresentou como tema “Políticas Culturais: Cidadania e Territórios”. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do Programa no exercício 2017 para os gestores de Pontos de Cultura, dos Centros de Cultura e da Territorialização da Cultura.

Cultura Viva 2018

Dando continuidade aos três módulos realizados em 2017, a Secult divulga a programação preliminar de 2018, seguindo com o Módulo IV sobre Gestão de Projeto Cultural: Pontos de Cultura. No dia 8 de maio, das 9h às 12h, no IAT, o seminário trará uma saudação da Secretária de Cultura, a Professora Arany Santana.

Em seguida, serão abordados três importantes aspectos da gestão de projetos culturais: a execução, o acompanhamento e monitoramento dos projetos e a prestação de contas, com destaque especial para o papel dos registros fotográficos como documento de comprovação de despesas. A intervenção prática sobre fotografia será ministrada pela fotógrafa Rosilda Cruz, da Bahiatursa que apresentará técnicas e conceitos sobre a fotografia e sua importância na prestação de contas. Com essa programação inicial, esperamos intensificar as ações formativas junto ao público beneficiário, contribuindo, por fim, para a melhor gestão dos projetos apoiados.


Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)