O hábito da leitura é um estímulo à criatividade, imaginação e capacidade verbal. Os livros ajudam no desenvolvimento de senso crítico, além de se tornar um tipo de diversão e lazer. E é por meio de depoimentos sobre as memórias afetivas da leitura que a Fundação Pedro Calmon (FPC) lança, na próxima quinta-feira (3), a segunda edição da campanha Memórias de Leitura. 
São 20 vídeos de um minuto que serão exibidos na TVE – canal 10.1 HD e nos sites e redes sociais do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). O evento de lançamento será realizado às 17h, no Goethe Institut Salvador (ICBA).
A campanha foi coordenada pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), reunindo depoimentos em vídeo de estudantes, professores, jornalistas, poetas e de escritores do cenário literário nacional e internacional. Nomes como Ruy Espinheira Filho, Maria Valéria Rezende, Minna Salami, Paulina Chiziane, Julia Tolezano (Jout Jout) e Maíra Azevedo (Tia Má) integram a lista.
“A segunda edição da campanha Memórias de Leitura foi registrada durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira [Flica], em outubro de 2017”, explica a diretora da DLL, Bárbara Falcon, responsável pelo projeto. A primeira etapa da inciativa ocorreu em 2016, a partir de uma série de vídeos também gravados em Cachoeira durante a Flica.
Fonte: Ascom/FPC