Como se cria uma série de TV? Para responder esta pergunta, entre os dias 21 e 24 de maio, das 19h às 22h, a diretora e roteirista Sofia Federico irá ministrar o curso Criação de Séries de Ficção. A atividade, que será realizada na Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador, integra o emCINE- Programa de Formação Audiovisual, produzido pela Benditas Projetos Criativos, por meio do Edital Setorial de Audiovisual, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA). O curso apresentará as principais etapas e técnicas para desenvolver o projeto de uma série e mostrar como se dá, na prática, o processo de estruturação e composição dos seus elementos. Também serão abordados aspectos teóricos relacionados ao universo das séries ficcionais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3037-3377.

Jornalista graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sofia é roteirista e diretora, com atuação em audiovisual desde 1995. De janeiro de 2007 a dezembro de 2012, foi diretora de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), quando realizou seis edições do Festival Nacional 5 Minutos e de três edições do Animaí! – Encontro Baiano de Animação. Como diretora e roteirista, realizou diversos conteúdos para cinema e TV, como Cega Seca (2003), Caçadores de Saci (2005), Vermelho Rubro do Céu da Boca (2005), Navegantes (2015), série Jazz na Madrugada (2014), entre outros. Atualmente está desenvolvendo a série infanto-juvenil Pequeno Tratado de Pequenas Coisas, a série doc Todos os Sonhos e os roteiros de longa ficção Papagaio e Tempo Meio Azul Piscina. É diretora geral e roteirista das séries de ficção Francisco Só Quer Jogar Bola e Tabuh!, realizadas pela Doc Doma Filmes em parceria com a Benditas, que encontram-se em finalização. Sócia da Benditas Projetos Criativos.

Como participar – Serão ofertadas em cada curso 30 (trinta) vagas. Os cursos são destinados a profissionais e realizadores audiovisuais com atuação de, no máximo, três anos no setor audiovisual. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, através do site www.benditas.art.br e terão o valor único de R$ 80 cada. Do total de vagas disponibilizadas, em cada curso, o emCINE vai ofertar três bolsas gratuitas destinadas a participantes que atendam aos critérios disponíveis no regulamento do programa, disponível na página de inscrição.

Sobre o emCINE

Programa de Formação Audiovisual – Produzido pela Benditas Projetos Criativos, através do Edital Setorial de Audiovisual do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, o emCINE é um programa continuado de cursos voltados ao aperfeiçoamento profissionais e realizadores audiovisuais, com no máximo 03 anos de atuação no setor, para produção de conteúdos qualificados para TV, abordando os elos da criação, produção e comercialização. Nesta primeira edição, a ser realizada entre os meses de abril e outubro de 2018, serão oferecidos seis cursos com foco na produção audiovisual de conteúdos para TV. O emCINE terá como ministrantes profissionais de notório saber e de destaque nacional no segmento audiovisual.

Fundo de Cultura

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) é gerido pelas secretarias da Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz). O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.