Visando a capacitação de profissionais do mercado audiovisual baiano, a Benditas Projetos Criativos realizará, a partir de abril, o emCINE – Programa de Formação Audiovisual, projeto contemplado pelo Edital Setorial de Audiovisual, do Fundo de Cultura da Bahia/Secult. Nesta primeira edição, que acontece na Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, o projeto traz como foco a capacitação de profissionais e realizadores audiovisuais, com no máximo três anos de atuação no setor, para produção de conteúdos qualificados para TV, abordando os elos da criação, produção e comercialização.

Destinadas a criadores e produtores audiovisuais, com um a três anos de atuação no setor, as atividades do emCINE visam promover discussões e práticas sobre a produção audiovisual independente, voltada para o mercado televisivo. “Como resultado do programa, o emCINE vai permitir que jovens realizadores se capacitem para criar e produzir conteúdos mais diversos e com mais qualidade para a TV, proporcionando que mais pessoas se vejam e sejam representadas nas telas”, analisa Tatti Carvalho, idealizadora e coordenadora geral do projeto.

No programa serão realizados seis cursos, entre os meses de abril e outubro de 2018, com aulas ministradas por profissionais de notório saber e destaque nacional no segmento audiovisual, com comprovada experiência em sua área de atuação.

Programação

O primeiro curso, que acontece entre os dias 23 e 25 de abril, é Criação de Formatos para TV, com Sebastián Gadea, diretor e produtor de TV argentino. O segundo curso, Criação de Séries de Ficção, será realizado nos dias 21 a 24 de maio, e terá como ministrante Sofia Federico, roteirista e diretora audiovisual baiana. De 04 a 07 de junho, será a vez da produtora de cinema Deborah Osborn falar sobre Desenvolvimento de Séries Documentais. Entre os dias 27 a 30 de agosto, a produtora executiva de TV Mariana Brasil pilota o curso Planejamento de Produção de Séries de TV. Os últimos cursos do programa serão Bases Legais para Produções de TV, a ser conduzido pela advogada e especialista em Política, Gestão e Produção Cultural, Verônica Aquino, entre os dias 24 a 27 de setembro; e Comercialização de Séries para TV, encerra o programa no período de 22 a 25 de outubro, tendo como ministrante Roberto Martha, profissional especializado em gestão de projetos e modelos de negócio.

Como participar

Serão ofertadas em cada curso, 30 (trinta) vagas. Os cursos são destinados a profissionais e realizadores audiovisuais com atuação de, no máximo, três anos no setor audiovisual. As inscrições podem ser feitas através do site www.benditas.art.br e terão o valor único de R$ 80 cada.

Do total de vagas disponibilizadas, em cada curso o emCINE vai ofertar três bolsas gratuitas destinadas à participantes que atendam aos critérios disponíveis no regulamento do programa, disponível na página de inscrição.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.