Estreitar as relações entre Bahia e Israel foi um dos principais objetivos do encontro entre o embaixador do país árabe, Yossi Shelley, e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Hita, em Salvador. Yossi apresentou potenciais parcerias e aproveitou para conhecer um pouco do ecossistema de inovação do estado.

O diálogo, “muito proveitoso”, segundo Hita, também girou em torno do interesse da Bahia em entender e aproveitar tecnologias importantes na área de dessalinização de água. “Essas tecnologias podem nos ajudar a conviver com a questão da seca, que atinge várias regiõers, sobretudo o semiarido”. O secretário também destacou que “Israel é uma nação conhecida e importante na inovação, portanto, conversamos sobre diversos temas, inclusive intercâmbio de startups”.

Para Yossi, o encontro, que aconteceu na quinta-feira (26), abriu a janela para saber quais coisas estão no interesse do Governo da Bahia, e ainda que potencial Israel tem para oferecer nessa cooperação. “Escutei um pouco do secretário e pude ter conhecimento das coisas. Vamos continuar o diálogo e iremos fazer novas visitas com especialistas de segurança, prosseguir com a parceria e os novos negócios com a Bahia”.

Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti)