De 05 a 07 de julho acontece em Salvador, no Bahia Othon Palace, a 6ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA) e a 1ª Internacional. O evento tem como tema ‘Moderniza Defesa: processos, serviços e sustentabilidade’ e vai reunir entidades como a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Sociedade Brasileira de defesa Agropecuária (SBDA), a Sociedade de medicina Veterinária da Bahia (SMVBA), além de outras instituições.

Durante a 6ª CNDA serão apresentados e discutidos resultados relevantes para a Defesa Agropecuária mediante realização de palestras, mesas redondas, encontros técnicos, cujo objetivo é o intercâmbio de informações entre os agentes envolvidos, tais como fiscais agropecuários, pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e ONGs ligadas ao setor.

“Esse é mais um alinhamento do processo de modernização da Adab. Receber um encontro desse no nosso Estado mostra a nossa força como agência de Defesa Agropecuária e a preocupação do Governador, Rui Costa, com o desenvolvimento do setor. Quero aproveitar e convidar todo a cadeia produtiva e agentes direta e indiretamente ligados a participarem do evento. É fundamental esse diálogo para que possamos construir políticas públicas na área de defesa. A nossa meta é ter participantes de todo o país”, ressaltou o Diretor-geral da Adab, Bruno Almeida.

O evento será realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA/CNPMF, pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) em parcerias com as Universidades Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Governo do Estado da Bahia.

Já para a Secretária da Seagri, Andréa Mendonça, esse é o momento de debater sobre essa modernização. “Nós como Governo temos esse papel. Agir democraticamente em busca da agilidade nos processos de defesa, aliado a eficiência dos serviços e a sustentabilidade. A Seagri, através da Adab tem todo o interesse e vamos colaborar no que for possível para termos um excelente encontro e que dele saiam objetivos, metas e propostas que poderemos colocar em prática.

As inscrições devem ser feitas através do site www.vicnda.com.br. Segundo o presidente do SBDA, Paulo Emílio, é um orgulho para os baianos receber a 6ª Conferência Nacional e a 1ª Internacional. “Indiscutivelmente, o Brasil, nas últimas décadas tem se tornado um importante exemplo mundial na produção de alimentos, invertendo sua condição inicial de importador para grande exportador dos mais variados produtos agropecuários. com a realização de palestras, mesas redondas, encontros técnicos, serão apresentados e discutidos resultados relevantes para a defesa agropecuária, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos”, finalizou.


Fonte: Ascom/ Adab