A Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia) homenageou, na noite da última quarta-feira (14), os agricultores baianos pelo importante papel no desenvolvimento socioeconômico regional. Representando o presidente do Desenbahia, Otto Alencar Filho, o gerente comercial Marco Svec entregou os certificados da homenagem ao vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Paulo Mizote, e ao presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella. 
A ação integrou a Caravana de Negócios do Desenbahia e incluiu também a posse da nova gerente de negócios oeste, Juliane Sobrinho, em substituição a Helder Falk, que assume a gerência do extremo sul baiano.
Para Marco Svec, a homenagem é um reconhecimento ao papel do homem do campo. “Hoje, a carteira do oeste é cerca de 20% dos negócios do Desenbahia, sendo que, deste total, 60% está diretamente ligado ao agronegócio. Esta é uma parceria que contribui com o desenvolvimento socioeconômico da região e de toda a Bahia”, afirmou. Ele ainda destacou a presença da agência de fomento em uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, a Bahia Farm Show, que será realizada entre 29 de maio a 2 de junho, em Luís Eduardo Magalhães.
Ao receber o certificado, o agricultor Paulo Mizote reforçou a necessidade de linhas específicas para apoiar as mais diversas atividades desenvolvidas pelo agronegócio baiano. “Com a perspectiva para a boa safra de soja, milho e algodão, a previsão é que os produtores continuem investindo em maquinário e novas tecnologias, sendo necessário o maior aporte de recursos por parte do Desenbahia para acompanhar o crescimento da área plantada de grãos”, explicou. 
A Caravana de Negócios do Desenbahia também homenageou os setores da indústria e comércio, ao entregar os certificados aos representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Centro das Indústrias do Oeste da Bahia (Ciob).
Fonte: Ascom/Desenbahia