O governador Rui Costa inaugurou, na manhã deste sábado (17), a Via Mario Sérgio Pontes de Paiva, que liga a Avenida Luis Viana Filho (Paralela) aos bairros de Canabrava, Trobogy, Nova Brasília, Pau da Lima e ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão, melhorando a mobilidade da região.

“É uma avenida de quatro pistas, com parques, que teve obras de macrodrenagem, pista de ciclismo, e vai dar mobilidade e acesso a milhares de pessoas que moram no entorno, e também facilitar o acesso dos torcedores ao estádio. Isso aqui era um vale, sem drenagem, as pessoas viviam em condição ruim, e hoje ganharam uma moderna avenida, que vai facilitar a vida de quem precisa passar por aqui, e eu tenho certeza também, que os moradores da outra avenida, por onde passavam os carros no caminho pro Barradão, estão felizes porque vão poder entrar e sair de suas casas sem aquele engarrafamento dos dias de jogos”, afirmou o governador.

Com quase quatro quilômetros de extensão, a Avenida Mário Sérgio liga a Avenida Luis Viana Filho (Paralela), ao lado da via de acesso ao Trobogy e a 300 metros da estação Flamboyant da linha 2 do metrô, à Rua Artêmio Castro Valente, nas imediações do Estádio Manoel Barradas (Barradão). O investimento total é da ordem de R$ 40 milhões, com recursos financiados pelo Governo do Estado junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social e ao Ministério do Turismo, e ainda recursos próprios destinados às desapropriações e às melhorias na infraestrutura do entorno.

Os ganhos trazidos pela nova avenida, que facilitará o deslocamento da população em geral, se estendem para a prestação de serviços públicos nas áreas de saúde e segurança, melhorando a qualidade de vida de milhares de famílias. Antes convivendo com os alagamentos provocados pelas cheias do rio Mocambo, agora comunidades como Recanto Verde poderão ser atendidas mais rapidamente por ambulâncias, caminhões que fazem a coleta de lixo viaturas policiais, além das redes de infraestrutura urbana, como telefonia e internet.

Participaram do evento de entrega da Via Mário Sérgio o vice-governador do Estado, João Leão; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; da Comunicação, André Curvello; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte, Olívia Santana; da Casa Civil, Bruno Dauster; da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; do Meio Ambiente, Geraldo Reis e o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes.

Feira da Cidadania

Durante a inauguração da via, serviços diversos e exames gratuitos de saúde foram disponibilizados pela Feira da Cidadania, realizada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Administração (Saeb) e de Saúde (Sesab), com apoio do Hospital da Mulher.  “Estamos oferecendo exames com o objetivo de fortalecer a prevenção de doenças que apresentam um risco muito grande à saúde da mulher. O quanto mais cedo detectamos, melhor. E essa feira é uma oportunidade maravilhosa de trazer esse atendimento para dentro das comunidades”, afirmou o diretor geral do Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade.

Uma unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também ficou estacionada no local, realizando a emissão de carteiras de identidade (RG) e CPF. Para o secretário da Administração do Estado (Saeb), Edelvino Góes, a oportunidade é ideal para quem trabalha durante a semana e não consegue tempo para realizar os serviços. “É uma orientação de nosso governador aproximar cada vez mais a população de nossos serviços. Essa ação de cidadania é muito importante porque facilita a vida das pessoas, principalmente para quem trabalha durante a semana, que num sábado podem fazer seus documentos perto de casa”.

A Feira da Cidadania contou ainda com várias atividades de recreação para o público infantil e manifestações artísticas. Enquanto os pais aproveitam os serviços, as crianças se divertem. Quem compareceu ao evento ainda pôde curtir uma apresentação do cantor Magary Lord.

Homenagem

A Via foi batizada em homenagem a um dos maiores ídolos da história do Esporte Clube Vitória, Mário Sérgio. O ex-jogador marcou época atuando no clube rubro-negro na década de 70, quando formou trio de ataque ao lado de Osni e André Catimba. O meio-campista morreu em 2016, na tragédia no avião da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas. Mario Sérgio integrava a equipe de uma emissora de televisão que transmitiria a final da Copa Sulamericana. A família de Mario Sérgio compareceu à inauguração.

Participaram do evento de inauguração da Via Mário Sérgio o vice-governador do Estado, João Leão; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; da Comunicação, André Curvello; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte, Olívia Santana; da Casa Civil, Bruno Dauster; da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; do Meio Ambiente, Geraldo Reis; da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Vitor Bonfim; e o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes.


Repórteres: Lina Magalí e Tácio Santos