Incentivar a prática do esporte, da cultura e o lazer para jovens em situação de vulnerabilidade social. Esse é o objetivo do projeto desporto educacional ‘Esporte na Cidade’, que será lançado na próxima quarta-feira (28), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A iniciativa é uma realização da Organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, com patrocínio do SporTV, em parceria com a Arena Fonte Nova. O projeto atenderá 150 jovens, entre 7 e 15 anos, das comunidades do entorno da Arena Fonte Nova, na região central de Salvador.
As vagas serão preenchidas por estudantes dos colégios estaduais Victor Civita e Severino Vieira, além das escolas municipais Amélia Rodrigues, Maria Quitéria e Ruy de Lima Maltez, todas localizadas no Dique Pequeno, Nazaré, Tororó e Ladeira dos Galés. As aulas gratuitas serão realizadas na Arena Fonte Nova, às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Os jovens serão acompanhados por um professor especializado, que dará todo o suporte técnico e físico para os alunos.
“Culturalmente, a prática esportiva é um agente de transformação social. Por isso, a Arena Fonte Nova apoia esta ação, que visa combater situações de vulnerabilidade, além de incentivar possíveis atletas no futuro”, afirma a coordenadora de Recursos Humanos da Arena Fonte Nova, Marcela Araújo.
O coordenador do projeto, Ricardo Santana, comentou sobre a expectativa para o lançamento oficial do Esporte na Cidade, em Salvador. “Será um evento muito importante para Salvador. Juntamente com o SporTV, com a Arena Fonte Nova e com o governo Federal, vamos beneficiar 150 jovens em vulnerabilidade social. Podemos afirmar que pelo projeto ser realizado num estádio de Copa do Mundo, temos, efetivamente, um legado de 2014”, ressalta.
Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto contemplará, de forma gratuita, os beneficiados com kits completos de uniforme (calção, camisa, meião e chuteira). Com mais de sete anos de atividades, o Esporte na Cidade já atendeu mais de 12 mil crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil, contribuindo para a formação social dos jovens, por meio de atividades de desporto educacional.