O Pelourinho e suas atrações não se voltam apenas para os turistas. Até o mês de março, o Museu Tempostal está exibindo filmes gratuitamente às segundas-feiras, sempre às 14h. Nesta segunda (20), o título da vez foi ‘O Palhaço’, história vivida pelo palhaço Benjamin (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) num circo mambembe durante os anos 70. A iniciativa ‘Circuito de Cinema nos Museus Dimus’, da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), está sendo realizado também nos museus UdoKnoff, Centro Cultural Solar Ferrão e LabDimus;

Segundo a coordenadora do Museu Tempostal, Luzia Ventura, “a intenção é que o público, especialmente o juvenil, os estudantes, percebam que os museus estão trabalhando com temáticas extras ao conteúdo”. Ela informa que escolas e outras instituições podem procurar o LabDimus e agendar a ida de grupos aos espaços para a exibição de filmes.

Coordenadora do LabDimus, Cristina Melo informa que “a ação é uma estratégia para que os jovens possam assistir os filmes, durante as férias, e depois discutir, conversar sobre eles, uma forma educativa e lúdica de manter essa relação com os estudantes. Nossa pretensão aproximar a comunidade dos museus”.

Serão exibidos ainda, no Museu Tempostal, os filmes ‘O auto da Compadecida’: (27/02); ‘Uma noite no museu’ (06/03); ‘Elementos secretos’ (13/03); ‘Malasarte e o duelo com a morte’ (20/03); e ‘Extraordinário’ (27/03). Mais informações pelo e-mail servicoeducativo.tempostal@gmail.com ou telefone (71) 3117-6383. A entrada é gratuita e cada exibição tem vinte cadeiras disponíveis.


Repórter: Raul Rodrigues