Mesmo antes do primeiro trio ou bloco iniciar o desfile pelos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro), o Esquadrão Águia da Polícia Militar Bahia já está nas ruas. Com objetivo de evitar qualquer obstrução por onde passarão trios e carros de apoio mais tarde, guarnições da unidade fazem uma verdadeira varredura nas ruas pouco antes do início da Folia.

De acordo com o major PM Marcelo Grun, na operação Carnaval tudo tem horário, como por exemplo, carga e descarga de camarotes, veículos de operadoras de telefonia ou da Coelba. “A depender da programação do dia iniciamos a varredura às 9h30, quando tem blocos infantis para desfilar, ou às 11h, quando são só os blocos tradicionais”.

Ainda segundo ele, o Carnaval é uma grande operação que precisa ter sincronia dos órgãos envolvidos e tudo tem que ter horário determinado, para que não ocorra problemas no início da folia. “Além disso, mais cedo realizando também o acompanhamento dos trios que retornam para a Barra, para fazerem outro desfile”

Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública (SSP)