A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) recebeu 379.158 manifestações no período de 1º janeiro a 31 de dezembro de 2017. Do total, 98,72% já foram encerradas e 89,98% foram respondidas no mesmo dia. Foram 248.455 registros a mais em relação a 2016, que teve 130.708 manifestações referentes aos serviços públicos estaduais e à atuação do Governo do Estado. 
Dos registros de 2017, 87,44% foram classificados como pedidos de informação e 8,05% como reclamações, seguidas por denúncias (1,85%), elogios (1,34%) e solicitações (1,17%).
O aumento das participações é o resultado de um conjunto de ações, tais como a implantação da ISO 9001, norma que padroniza sistemas de gestão de qualidade dos serviços públicos ou privados; e o projeto Ouvidoria Ativa, que atendeu mais de seis mil pessoas em 69 municípios, com o objetivo de informar a população sobre os canais da ouvidoria e o seu papel. Além do ciclo de palestras e da formação cidadão em ação que fortalece a participação social na gestão pública.
“O governador Rui Costa preza pela transparência pública e a participação da população nos setores públicos. Através desta visão, a Ouvidoria vem evoluindo no sentindo de modernizar os atendimentos e divulgar os seu papel dentro das comunidades”, ressalta o ouvidor-geral do Estado, José Maria Dutra, ao falar sobre o aumento dos registros.
A maioria das manifestações de 2017 estão relacionadas aos órgãos das secretarias da Administração (Saeb), da Educação, de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Segurança Pública (SSP). O 0800 é o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para dialogar com a Ouvidoria Geral, com 89,99%. Na sequência aparecem a internet, com 5,52%, e-mail (1,12%), presencial (0,80%) e redes sociais (0,68%).
Fonte: Ascom/OGE