Está tudo pronto para abertura do Campeonato Baiano 2018. A partir deste domingo (21), o futebol volta a ocupar os gramados de diversos estádios da Bahia. Para que a bola role de forma perfeita, os palcos do espetáculo precisam estar afiados e bem cuidados. Por isso, a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), tem investido, desde o ano passado, na recuperação de gramados, construção de alambrados, vestiários e iluminação.
 
Após 20 anos sem disputar a primeira divisão do torneio baiano, a Associação Desportiva Jequié (ADJ) será a grande novidade do interior na edição de 2018. Para garantir um piso de qualidade e mais conforto aos torcedores do ADJ, a Sudesb investiu cerca de R$ 800 mil no Estádio Waldomiro Borges, voltados para recuperação do gramado e complementação da iluminação; banheiros, vestiários e salas de imprensa foram reformados e receberam nova pintura.
Em Salvador, o gramado do Estádio de Pituaçu, considerando como um dos melhores do país, recebeu tratamento especial e também já está pronto para sediar os jogos do Baianão. As primeiras partidas em Pituaçu pelo campeonato baiano acontecem nos próximos dias 27 janeiro (Bahia x Fluminenses de Feira) e 28 (Atlântico x Vitória). A Sudesb também faz vistoria técnica constante na Arena Fonte Nova, fiscalizando a operação da Fonte Nova Negócios e Participações e contribuindo para a melhoria permanente do equipamento. 
Segundo o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, as obras fazem parte do pacote de investimento em estádios de futebol, na capital e no interior, desenvolvido pelo Governo do Estado. “A Sudesb tem investido não somente em Jequié. Outros municípios também têm recebido a nossa atenção. Em 2017, por exemplo, o Estádio Dois de Julho, em Guanambi, que sediou jogos do Baianão, recebeu obras de requalificação, além de outros tantos equipamentos esportivos que já foram entregues anteriormente, como os estádios de Ilhéus, Riachão do Jacuípe, Jacobina e o Adauto Moraes, em Juazeiro”, afirma o gestor. 
O diretor lembra ainda que, em novembro último, o governador Rui Costa autorizou investimento da ordem de R$ 9,5 milhões para obras de construção e requalificação em estádios dos municípios de Amélia Rodrigues, Cairu, Catu, Cícero Dantas, Cruz das Almas, Itiúba, Ibipitanga, João Dourado, Luís Eduardo Magalhães, Olindina, São Sebastião do Passé, Barro Preto, Camacan, Cocos, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Ibicuí, Jeremoabo, Lapão, Mairi, Malhada de Pedras, Novo Horizonte, Planalto e Serrolândia. As obras serão executadas por meio de convênios firmados entre a Sudesb e prefeituras.   
Fonte: Ascom/Sudesb