Mais de 200 gestores de escolas da rede estadual de ensino pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) participaram, nesta segunda-feira (22), da Pré-Jornada Pedagógica, realizada no auditório da sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O encontro teve o objetivo de promover o alinhamento sobre a Jornada Pedagógica 2018 – cuja primeira etapa acontece entre os dias 5 e 7 de fevereiro – no qual foram compartilhadas algumas orientações para a realização do planejamento do ano letivo.
Presente no evento, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, comentou sobre a expectativa para a Jornada Pedagógica deste ano. “É sempre animador a possibilidade de conversar com essa turma e preparar a caminhada para 2018, um ano de muitos desafios, mudanças e reestruturação na educação, de novas ofertas e, com certeza, a gente vai ter uma Jornada Pedagógica riquíssima do ponto de vista de conteúdo".
Segundo a coordenadora de Educação Básica do NTE 26, Maria de Fátima Costa, o alinhamento foi essencial para que todos entendessem a importância do planejamento de 2018. “Este ano, a Jornada Pedagógica tem a concepção da escola dentro do seu território, pois ela precisa conhecer onde está e o que pode ser feito naquele espaço perante a comunidade”, explicou.
Já o coordenador do Fórum de Gestores Escolares e diretor do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, de Salvador, Ricardo Monteiro, afirmou que “a pré-jornada é extremante necessária para que os gestores cheguem nas escolas com a ideia básica do que vai ser desenvolvido”. O evento também teve a participação estudantil.
Jornada Pedagógica 2018 
A Jornada é realizada pela Secretaria da Educação do Estado em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino e busca articular o planejamento para o ano letivo. O tema deste ano é ‘Aprendizados e Territórios: novos rumos para a educação do século XXI’. De forma inovadora, desde 2017, a secretaria promove a Jornada Pedagógica em duas etapas, uma no início e a outra no meio do ano letivo.  
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado