As férias escolares estão sendo de muito aprendizado prático para os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (Ceep), localizado em Jequié, no centro sul da Bahia. Eles estão tendo a oportunidade de aliar a teoria à prática em um estágio voluntário na empresa Sirtec, que presta serviço de distribuição de energia na região.
De acordo com a professora Laís Correa, engenheira de segurança da empresa, o estágio será um diferencial na carreira dos futuros técnicos. “O estágio vai agregar ainda mais conhecimento, pois os estudantes estão realizando atividades práticas do cotidiano da profissão e isso é muito bom. É muito gratificante poder acompanhar o desenvolvimento deles dentro e fora da sala de aula”, destaca a educadora.
O estudante Kelvin Levy Moreira, 17 anos, afirma que não pesou duas vezes em participar do estágio para o qual fez uma seleção composta por psicoteste e entrevista. “Estágio nesta área é muito difícil e, através desta oportunidade, estou aprendendo muito ao acompanhar a rotina de trabalho de profissionais que já exercem a função no mercado”, revela.
Patrícia de Souza Santos, 23, diz que “esta experiência está superando as minhas expectativas. Aqui, realizamos atividades como conferência dos Equipamentos de Proteção Individual [EPIs], verificamos os Atestados de Saúde Ocupacional, treinamento de primeiros socorros, combate a incêndio e outras”.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado