O conhecimento produzido nas instituições de ensino superior e técnico da Bahia é compartilhado com o público que participa das atividades da Universidade de Verão (Univerão) até o próximo domingo (21), no Ginásio Municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 
Com projetos desenvolvidos na área de robótica, uma equipe de estudantes do curso técnico em Suporte e Manutenção em Informática do Centro Estadual de Educação em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), localizado em Lauro de Freitas, apresenta os projetos de um robô antibombas e um carro seguidor de linhas.
Thiago Souza é um dos integrantes da equipe desenvolvedora dos protótipos, que já foram apresentados em edições da Campus Party na Bahia e em Minas Gerais. Ele explica que os projetos podem ser utilizados futuramente. “Os protótipos que apresentamos aqui podem ser aprimorados e produzidos para facilitar as nossas vidas. Além disso, participar de eventos como esse nos traz muito conhecimento, pois também podemos aprender com os outros colegas que estão apresentando os seus projetos”, afirma. 
A diretora de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria da Educação da Bahia, Danile Sanches, destaca a aproximação do público com as atividades cientificas como um ponto forte da Univerão. “O Univerão é pensado para mostrar à comunidade as ações que são desenvolvidas junto às universidades. A intenção da Secretaria da Educação é inserir estudantes da formação técnica para mostrar o desenvolvimento das nossas atividades no estado”.
Para a professora Ana Moura, do Colégio Santa Júlia, o contato com os projetos apresentados na Univerão reforçam o conteúdo apresentado em sala de aula. “Aqui, nossos alunos conseguem entender como os conteúdos das diversas disciplinas estão inseridos no nosso cotidiano. Com experiências simples, é possível passar esse conteúdo de forma mais interessante”. 
Univerão
A Universidade de Verão é uma ação da prefeitura de Lauro de Freitas, com a parceria de 11 instituições de ensino superior e técnico e do Governo do Estado. A abertura do evento foi realizada no dia 15 de janeiro. Com acesso gratuito, a programação está dividida em diversos pontos da cidade. Estão sendo realizados cursos, palestras, oficinas, feiras, performances e atividades esportivas.
Repórter: Jairo Gonçalves