A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), iniciou os testes da iluminação cênica do Lar Franciscano Santa Isabel, palacete em estilo colonial do século XIX, tombado pelo Governo do Estado, desde 2002. A edificação teve a área externa recentemente reformada. No local, está sendo concluída também a Praça Ary Barroso, um novo espaço de lazer, com entrada pela Baixa dos Sapateiros.
“A proposta é valorizar ainda mais o prédio histórico com a instalação de uma linha contínua de aparelhos na moldura superior da fachada, criando um banho de luz de cima para baixo, minimizando a entrada de luz na área interna do prédio”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias.
As luminárias utilizadas são de tecnologia avançada, com tamanho reduzido e instaladas de forma discreta e segura, evitando descaracterização da fachada. Foram instaladas 122 aparelhos de última geração em LED, com potência máxima de apenas 7.295w. “Já iniciamos os serviços de implantação do sistema elétrico de alimentação e a montagem dos equipamentos. A conclusão está prevista o final de janeiro”, acrescenta Mathias.
Importância histórica
Um dos melhores exemplos de arquitetura civil do século XIX, na Bahia, pelo tamanho e qualidade, o edifício do Lar Franciscano Asilo Santa Isabel, no bairro da Saúde, em Salvador, foi inaugurado no 2º Império brasileiro, em 1848. O investimento é de R$ 500 mil para a reforma da fachada, área externa e pintura, com recursos do Governo do Estado.
Praça Ary Barroso
Abaixo da escadaria do Lar Franciscano Santa Isabel está sendo construída a Praça Ary Barroso, mais um espaço de lazer para o Centro Histórico de Salvador, com área de 470 metros quadrados e acesso pela Baixa dos Sapateiros. O investimento é de R$ 800 mil para a realização dos serviços de paisagismo, iluminação, piso, bancos e recuperação dos elementos arquitetônicos. 
A obra integra o projeto de Requalificação Urbana da região, o qual já teve concluída a recuperação de vias e passeios, além das reformas do Quartel do Corpo de Bombeiros, da Ladeira do Pax e da Praça dos Veteranos.
Fonte: Ascom/Conder