Os fãs do cinema fantástico de Salvador já têm uma nova opção para ver, rever ou descobrir o melhor da produção do gênero. Na quarta-feira (24) a Sala Walter da Silveira começa a programação de atividades que antecede o III Cine Horror Bahia. Na largada, às 18h, a exibição de um dos filmes menos conhecidos de George A. Romero, "Instinto Fatal", também batizado no Brasil como "Comando Assassino" (Monkey Shines, EUA, 1988). Até outubro, mês de realização do Festival, outras projeções, mostras e até um seminário sobre os 200 anos de publicação do clássico literário "Frankenstein", de Mary Shelley; vão movimentar, mensalmente, não apenas a Sala Walter, mas ainda outros espaços culturais da cidade.

Para a professora de filosofia Ana Lima, que integra a equipe de curadoria do Cine Horror, a escolha de uma produção de Romero – falecido ano passado – que foge ao universo dos zumbis, é uma excelente oportunidade para a ampliar a percepção sobre obra deste grande cineasta norte-americano. "Este é um exemplar diverso e verdadeiramente original da filmografia de Romero, que não lida com criaturas mortas-vivas", ressalta a curadora.

Ana Lima destaca ainda o equilíbrio alcançado pelo realizador ao combinar a atmosfera "slasher", elementos de horror psicológico e viés cômico."Na relação aparentemente telepática de um homem tetraplégico com seu ajudante-macaco, Romero vai além do óbvio identificando relações entre sentimentos, emoções, significados e microexpressões. Embora tenha ganhado prêmios em alguns festivais, subestimado, ‘Instinto Fatal’ não foi acolhido pelo grande público", acrescenta.


Serviço

"Instinto Fatal" (Monkey Shines, EUA, 1988), de George Romero, na Sessão Cine Horror.
Quando
Dia 24 de janeiro (Quarta-feira), às 18h
Onde
Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, fone: 3116-8124)
Quanto
5 reais (meia-entrada para todos)