A equipe do projeto RH Bahia inicia nesta segunda-feira (08) os primeiros testes no novo sistema que irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado. Nos próximos três meses, uma equipe de profissionais do Estado e da empresa contratada Resource irá trabalhar de forma intensiva simulando situações concretas para verificar na prática a operação do novo sistema. A atividade marca o início de um novo ciclo no projeto capitaneado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de modernizar a gestão de pessoas do Estado a partir da implantação do SAP, um software de gestão mundialmente conhecido.

De acordo com o gestor do projeto Marcos Tavares, a equipe já concluiu a revisão de todos os processos que serão contemplados nesta segunda onda de implantação e que integram o documento conhecido como Business Blueprint (BBP). “Com base neste documento, foram geradas configurações e desenvolvidas novas funcionalidades no ambiente da solução SAP”, conta Marcos Tavares. “Agora, chegou o momento de começar a testar aquilo que foi desenvolvido”, explica.

No momento, o foco do trabalho são os processos relacionados ao ingresso e reintegração de servidores no Estado e à estrutura organizacional dos 53 órgãos contemplados nesta segunda onda de implantação do projeto. Só nesta etapa, serão executados 1.200 casos de testes simulando operações previstas em 28 dos 142 fluxos que compõem os macroprocessos do novo sistema. Na seqüência, serão testadas as funcionalidades relativas aos demais macroprocessos, a exemplo de desligamento, movimentação de pessoal e substituições, entre outros. Após esta etapa de testes unitários, a equipe ira voltar para os chamados testes integrados, que visam verificar como as funcionalidades do sistema respondem em conjunto. Confira maiores informações no site da Saeb.


Fonte: Ascom/ Secretaria da Administração do Estado (Saeb)