Com um intenso fluxo turístico durante o verão, Ilhéus, na região sul do estado, recebeu a primeira ação da campanha #NoVerãoEuEscolhoViver, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que segue até este sábado (30) na cidade. O objetivo é promover atividades que estimulem atitudes preventivas e reduzam o número de acidentes no trânsito.

“O verão é uma época em que o consumo de bebida alcoólica aumenta. Vamos conscientizar os condutores de que é preciso se divertir com consciência, sem misturar álcool e direção”, alertou o diretor geral do órgão, Lúcio Gomes, durante o evento, na quarta-feira (27). No centro histórico de Ilhéus, uma mini pista foi montada para as crianças, que guiaram carrinhos elétricos e aprenderam sobre as regras de trânsito. O robô do Detran e os bonecos de sinalização também marcaram presença e completaram a diversão dos pequenos.

Para a pedagoga soteropolitana Andreia Gonçalves, 32 anos, que está na cidade para passar o réveillon, toda ação educativa que desperta a conscientização do público infantil é válida. “A ação recreativa do Detran chamou a atenção das minhas filhas de 3 e 5 anos. Estávamos na Catedral de São Sebastião e nos deparamos com essa grande estrutura. Acho muito importante misturar atividades lúdicas com um assunto tão sério que é a preservação da vida”.

Em bares e restaurantes, a equipe da Escola Pública de Trânsito (Eptran) distribuiu material informativo sobre segurança de condutores e pedestres e fez a simulação do teste do bafômetro. Ao soprar o aparelho, o engenheiro agrônomo cearense Cícero Góes, 56 anos, descobriu ter ingerido 0,44 mg/l de álcool. “Se fosse pego em uma blitz, ele seria encaminhado para a delegacia por ter ultrapassado o limite de consumo exigido pela Lei Seca de 0,34 mg/l, além de pagar multa e ter a CNH recolhida”, disse a coordenadora da ação, Marcele Andrade.

De acordo com Cícero, a constatação foi uma surpresa. “Não imaginava que esse percentual seria caracterizado como crime de trânsito. Vim com a minha família conhecer o Vesúvio e, antes de sairmos de casa, fizemos o sorteio de quem seria o motorista da rodada. Hoje minha esposa ficará sem beber".

Fonte: Ascom/Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)