O município de Ipiaú, no sul baiano, recebe a 67ª unidade da Rede SAC no estado. O Ponto SAC, que será inaugurado nesta quinta-feira (7), às 9h, vai oferecer uma variedade de serviços públicos aos moradores do município e de cidades circunvizinhas como Apuarema, Ibirataia, Barra do Rocha, Itagibá, Aiquara e Jitaúna, localizadas no Território de Identidade Médio Rio de Contas. Para atender à demanda dos quase 48 mil cidadãos de Ipiaú e cerca de 64 mil dos municípios próximos,  terá capacidade de realizar 8.140 atendimentos por mês.

A unidade, que vai funcionar em um imóvel da antiga Inspetoria Fazendária da região, poderá emitir, mensalmente, até 1.100 carteiras de identidade, 660 carteiras de trabalho, e 660 CPF’s. Também terá a possibilidade de expedir 660 certidões de Antecedentes Criminais, prestar 660 atendimentos previdenciários por mês, além de realizar 660 atendimentos de serviços do Planserv, 1.760 do SineBahia e 660 da Junta do Serviço Militar.

A novidade é a presença do Detran-BA, que terá capacidade de fazer 1.320 atendimentos por mês. O órgão vai oferecer à população diversos serviços, como emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A continuidade do processo deve ser feita junto à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Jequié. Dos 27 Pontos SAC em todo o Estado, apenas Guarajuba e Cocos possuem serviços de habilitação de condutores. O Ponto SAC de Ipiaú está localizado na Praça Ruy Barbosa, 356, 1º andar, Centro, em uma área de 247,15 metros quadrados, e vai funcionar das 7 às 13h, de segunda à sexta-feira. A unidade conta com uma equipe multifuncional, composta por 19 funcionários.

O secretário estadual da Administração, Edelvino Góes Filho, salientou o esforço da Secretaria da Administração (Saeb) para aumentar a capilaridade da Rede SAC no estado, principalmente com a instalação de novos Pontos SAC no interior. “O crescimento da rede melhora a prestação de serviços aos baianos, evitando que moradores de municípios do interior se desloquem por grandes distâncias para conseguir obter um documento ou ter acesso a um serviço".

A unidade de Ipiaú será o 28º Ponto SAC no estado, modelo pensado para ampliar a ascensão da Rede SAC, com uma estrutura mais compacta do que os postos SAC, e oferecendo os serviços que apresentam maior demanda. O Ponto foi resultado de uma parceria da Saeb com a prefeitura de Ipiaú. Com mais esta inauguração, a Rede SAC passa a ter 67 unidades de atendimento, sendo 36 Postos (na capital e interior) e 28 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem, prioritariamente, localidades que não possuem SAC.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)