Mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade, residentes nos municípios de Teofilândia e Lamarão, na região de Serrinha (nordeste), começam a ser atendidas, neste sábado (2) e na segunda-feira (4), pelo o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que tem o objetivo de realizar exames de mamografia para detectar, precocemente, casos de câncer de mama.

Para ser atendida, das 7 às 18h, a mulher deve levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras é um que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento. No caso de diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Em Teofilândia, a unidade móvel estará estacionada de 2 a 11, na Praça José Clemente, em frente à sede da prefeitura. No município, 1.082 mulheres estão dentro da faixa preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização do exame de mamografia.
Em Lamarão, 554 mulheres estão na faixa de 50 a 69 anos e podem realizar o exame. A unidade móvel estará no período de 4 a 8, estacionada na Rua do Casseb, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)